Brasileiro do Légia diz que CR7 é humilde, exalta Bale e revela desejo de jogar no Brasil

Meia Guilherme, de 25 anos, é o maestro do time polonês que empatou com o Real e fez jogo histórico contra o Borussia nesta Champions

Depois de 21 anos, o Légia Varsóvia voltou a disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões, feito muito comemorado pelos torcedores e jogadores do clube. Apesar de não ter dado muita sorte no sorteio do grupo, já que teve que encarar Borussia Dortmund, Real Madrid e o Sporting, o time polonês teve seus momentos na competição continental.

Depois de perder os três primeiros jogos, o Légia recebeu o Real Madrid dentro de casa, com portões fechados por conta de uma punição imposta pela UEFA, todos esperavam uma goleada do time merengue. Ao contrário disso, o Légia se mostrou valente e quase venceu o time de Cristiano  Ronaldo que só empatou o duelo no finalzinho da partida.
Dentro de campo, um brasileiro é o responsável por orquestrar o time que ainda sonha com uma vaga na Europa League, Guilherme, de 25 anos, defende o clube há quase três e é um dos maiores destaques da equipe.

Ele começou a carreira no Paraíba do Sul, no interior do Rio e rapidamente se transferiu para o futebol português, quando aos 17 anos foi defender as cores do Sporting Braga.

"Eu comecei a carreira como a maior dos brasileiros brincando na rua. Me profissionalizei muito ceso, aos dezesseis anos no Paraíba do Sul, clube da terceira divisão do Rio, logo depois tive a oportunidade de ir para Portugal, no início foi difícil a adaptação longe da família, o frio mas correu tudo bem e eu fui muito feliz lá, foi um país que me acolheu muito bem".

Apesar de viver bons momentos em Portugal, Guilherme queria mais desafios e na temporada 2013/2014 se transferiu para o Légia Varsóvia, o maior clube da Polônia.

"Eu escolhi a Polônia porque foi um clube grande, o Légia é o maior clube da Polônia e me chamou a atenção por ser campeão muitas vezes aqui, por disputar as competições europeias, Liga Europa, a Liga dos Campeões esse ano. Estava com 23 anos e precisava jogar com regularidade, aparecer e ter mais visibilidade. Foi uma escolha acertada".

Na última temporada o meia brasileiro balançou as redes em 10 oportunidades e deu 13 assistências, com pouco mais de dois anos no clube já completou 100 jogos e se sente à vontade. Apesar do Légia não ter começado bem o campeonato polonês já alcançou o líder e vai brigar por mais um título nacional.

Além disso, Guilherme pode realizar um sonho, o de jogar contra o Real Madrid, para ele isso ficará marcado na história e será contado para seus filhos e netos.

"Jogar contra o Real Madrid é sonho de qualquer jogador, tive o prazer de realizar esse sonho, vou levar para frente, contar pro meu filho, pros meus netos. Foi incrível, tanto no Bernabéu quanto em casa mesmo com portões fechados, fizemos uma partida excelente e tivemos oportunidade de ganhar, ficou aquele gostinho de quero mais".

Guilherme também confidenciou um contato com Cristiano Ronaldo, que para ele é o melhor jogador do mundo e um cara humildade também.

"Jogar contra o Cristiano não pode dar muito espaço, ele é atualmente o melhor do mundo e chama muito atenção, apesar de não ter marcado deu duas assistências no Bernabéu. Nós tivemos um contato, aqui em Varsóvia conversamos um pouco sobre o frio e até brincamos, ele é um jogador super humilde, um cara do bem e que merece o sucesso que tem".

Apesar disso, Guilherme afirmou entre todos os jogadores que ele enfrentou no grupo F quem mais o impressionou foi Gareth Bale, para ele o galês joga bem mais do que aparenta pela televisão.

"Eu acho que de todos esses jogadores quem me impressionou bastante foi o Bale, porque ele é muito rápido quando tem a bola, ele joga para a equipe, finaliza muito bem e é um jogador que quando a gente vê na televisão sabe que ele é bom mas jogando de perto mostra sua qualidade e o quanto é diferente".

Além do bom duelo contra o Real Madrid, o Légia também protagonizou um dos jogos que ficarão marcados na história da Liga dos Campeões, o duelo contra o Borussia na Alemanha. Com o placar de 8 a 4 esse foi o jogo que mais teve gols na história do torneio.

Para Guilherme, o Légia mostrou poderio ofensivo mas precisava ter sido mais sólido defensivamente para, quem sabe, aplicar uma grande zebra em um dos grupos mais disputados do torneio.

"O jogo do Borussia foi um jogo para entrar para a história, o jogo que as equipes mais fizeram gols na Liga, foi louco, fizemos gol cedo, eles viraram rápido, tivemos oportunidades. Eles são muito fortes em casa, com uma torcida fantástica. Mostramos poder de ataque, marcamos três gols no Real, quatro no Borussia poderíamos ter sido mais sólidos defensivamente, mas depois de 21 anos sem disputar a fase de grupos e voltar contra essas equipes de investimento alto nos deixa feliz, saber que estamos trabalhando e podemos jogar de igual para igual com essas equipes".

Apesar de estar feliz na Polônia, Guilherme, que tem mais um ano de contrato com o Légia, não descarta uma transferência e revela que seu grande sonho é jogar na liga espanhola, ele também falou sobre o desejo de vestir a camisa de grandes clubes do futebol brasileiro.

"Sou um dos principais jogadores do clube, tenho mais um ano de contrato, os torcedores gostam muito de mim não vai ser fácil sair daqui nesse momento. Meu maior sonho é jogar na Liga Espanhola, tenho esse sonho e espero concretizar um dia. Também tenho vontade de representar um grande clube no Brasil, é sempre bom jogar com estádio cheio e Flamengo, Corinthians, Palmeiras são clubes que chamam á atenção, eu gostaria de jogar em qualquer grande clube do Brasil".

De olho numa vaga na Liga Europa, o Légia recebe o Sporting nesta quarta-feira, dentro de casa, às 17h45, com uma vitória simples, o time polonês ultrapassa o Sporting e fica perto da vaga.