Elton brilha, e Ceará arranca empate com América-MG nos acréscimos

elton 020218O empate por 2 a 2 entre Ceará e América-MG, nesta segunda-feira (14), foi marcado por dois protagonistas. No Castelão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, Giovanni marcou duas vezes e abriu vantagem para os visitantes, mas Elton diminuiu e, nos acréscimos, sofreu pênalti que foi convertido por Pio.

O empate é ruim para ambos os times: o América-MG desperdiça chance de entrar no G-4; enquanto o Ceará, mesmo com a reação, segue na zona de rebaixamento. Com sete pontos, a equipe mineira ocupa posição intermediária e pega o Botafogo no domingo (20). Na mesma data o time cearense, que tem três pontos na vice-lanterna, visita o Vitória buscando quebrar sequência de seis jogos sem vencer.



Quem foi bem: Lateral com pinta de atacante

A obediência tática de Giovanni rendeu dois gols ao América-MG. O comportamento do lateral esquerdo foi semelhante em ambos os lances: quando ele percebe as jogadas nas pontas, corre direto para a área. Nas duas vezes deu certo, pois a marcação não o acompanhou. Outro do América-MG que merece menção é o goleiro João Ricardo, que fez pelo menos três grandes defesas só no segundo tempo.

Atuação do América-MG: dois tempos distintos

O time visitante foi melhor desde o começo, tendo entendido cedo que o melhor caminho era pelos lados. A receita adotada no primeiro tempo foi simples e eficaz: a cada saída de bola errada do adversário, o América-MG abria as jogadas e preenchia a área nos cruzamentos. Os dois gols saíram assim. Mas depois a equipe especulou com o resultado, e ficou sitiada em seu campo. O castigo veio no pênalti nos minutos finais.

Atuação do Ceará: controle da bola e cruzamentos demais

Desempenho por desempenho, o time da casa tinha a melhor proposta: valorizar a bola e rodar à procura de espaços. Mas a desvantagem no placar apressou demais o Ceará, que esteve ansioso tanto na saída de bola quanto na criação. À medida que o tempo passava, a equipe de Marcelo Chamusca subia cada vez mais no campo e criava chances muito perigosas mesmo com os mais de 20 erros de cruzamento. A pressão deu resultado no pênalti sofrido por Arthur e convertido por Pio.

Ex-corintiano tem gol 'quase anulado'

Nos minutos finais do primeiro tempo, um escanteio levantado na área foi testado firme por Elton. Wescley, impedido, acompanha a bola até ela entrar. O bandeirinha não correu ao meio do campo, e teve sua conversa com o árbitro Eduardo Tomaz de Aquino acompanhada de perto pelos atletas das duas equipes. Ao final da conversa, o árbitro confirmou o gol. Depois, nos acréscimos, o atacante ex-Corinthians ainda sofreria o pênalti que renderia o gol de empate

Ficha Técnica

Ceará 2 x 2 América-MG

Data: 14 de maio de 2018
Local: Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), Fortaleza-CE
Hora: 20h00 (de Brasília)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão
Assistentes: Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho
Cartões Amarelos: Luan e Aderlan (América-MG)

Gols: Giovanni aos 2' e aos 29', Elton aos 37 minutos do segundo tempo. Pio aos 46 minutos do segundo tempo Ceará:.Everson; Pio, Valdo, Luiz Otávio e Rafael Carioca; Juninho (Arthur), Richardson, Wescley (Juninho Piauiense), Ricardinho e Felipe Azevedo (Eder Luiz); Elton. Treinador: Marcelo Chamusca.

América-MG: João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Giovanni; Leandro Donizete, Juninho, Marquinhos (Renan Oliveira), Serginho e Luan (Gerson Magrão); Aylon (Wesley). Treinador: Enderson Moreira.