'Eu achava Raúl lento e não o escalava no PlayStation, mas, quando joguei junto, vi que era um fenômeno', diz brasileiro

O Real Madrid sempre esteve no topo da lista de preferência daqueles que jogam futebol no PlayStation.

Assim era para Danilo Avelar. Hoje lateral do Torino, da Itália, no início do novo milênio ele era apenas um garoto sonhando com uma chance no futebol. A distração era "comandar" o time merengue e seus "Galácticos". Mas havia um astro no meio de Ronaldo Fenômeno, Zidane, Figo e Roberto Carlos que não o agradava.

"O Raúl! Quando eu jogava PlyaStation, eu nunca o deixava como tiular. O achava muito lento. Não gostava e não usava", recordou-se, aos risos, para o ESPN.com.br.

 

A má impressão que Avelar tinha do atacante espanhol, que completa 40 anos nesta terça-feira, foi mudar apenas em 2011.

O brasileiro, já um profissional no futebol, foi defender o Schalke 04, da Alemanha, e percebeu que o mundo dos videogames é bem diferente da realidade dos gramados.

"Fui jogar com o cara. E o vi dentro de campo... achei um fenômeno (risos). Um dos melhores que já vi na minha vida. Era muito inteligente, tinha uma qualidade impressionante", completou.

O entrosamento entre os dois não se limitava apenas ao que ocorria nos jogos ou nos treinos. Por exigência do clube, eles estudavam juntos.

"A gente tinha aulas de alemão três vezes por semana. Ele passava na minha casa para me buscar e me levar para a escola, onde eram as aulas", disse.

O encontro era palco para novas "provocações".

"Como eu atrasava, ele ficava brincando comigo. Falava 'brasileiro só atrasa'. Eu retrucava: ‘Eu jogava com o Real Madrid no Play e colocava você no banco porque você é muito lento. Agora você fica me zoando' (risos). A gente dava muita risada disso."

Danilo Avelar chegou ao Schalke 04 emprestado pelo Karpaty, da Ucrânia. Foi uma experiência curta. Ele chegou em janeiro de 2011 e ficou apenas no seis meses finais da temporada 2010/11. Em uma liga mais forte, ele gostou do que vivênciou.

"Foi uma experiência muito boa. E foi muito bom jogar com o Raúl. Um cara muito tranquilo e de uma família muto legal. Ele é muito educado e disponível", disse Avelar.

"Ele me aconselhava nos jogos. Eu tinha apenas 22 anos, enquanto ele já tinha uma grande experiência. Quando fomos jogar contra o Colônia ele me deu várias dicas: 'Vai tranquilo. Você cruza bem e coloca a bola em tal lugar, que eu sempre chego'", recordou.

Diferentemente de Avelar, Raúl chegou ao Schalke no início da temporada 2010/11, após 17 anos de Real Madrid. Já estava com 33 anos e era um jogador consagrado.

Ele tinha ganho tudo que pôde pelo Real Madrid. Foram seis títulos espanhóis, quatro taças da Supercopa da Espanha, três da Uefa Champions League, uma Supercopa da Europa e dois Mundiais Interclubes.

Juntos, Avelar e Raúl ganharam uma Copa da Alemanha e ficaram amigos.

Após ficar duas temporadas na Alemanha, o eterno camisa 7 ainda passou por Al Saad, do Catar, e New York Cosmos, dos Estados Unidos, antes de pendurar as chuteiras.

Avelar ficaria apenas seis meses no Schalke. Em seguida retornaria para a Ucrânia e ainda defenderia o Cagliari e depois Torino, ambos na Itália.