Melhor lateral-direito do campeonato turco, Mariano sonha com Seleção

Para jogador, concorrência aumentou no novo ciclo, com jogadores de ligas mais fortes; Mas, aos 32 anos, lateral do Galatasaray acredita ter "lenha a queimar"

mariano 180918Um novo ciclo sempre renova esperanças. No caso da Seleção Brasileira, o pós-copa significa que altetas que não foram para o último mundial podem ser chamados e se colocar à disposição para as próximas competições. É esse sentimento que move Mariano, jogador do Galatasaray - campeão turco na última temporada e eleito, na semana passada, o melhor lateral-direito da competição. Convocado em 2017 e cotado para ir à Rússia por algum tempo, o jogador sonha em voltar a vestir a amarelinha.

 

Embora reconheça a dificuldade, já que tem 32 anos, Mariano acredita que pode ter mais uma oportunidade - ele foi convocado por Tite para um jogo contra o Paraguai, em 2017, nas eliminatórias e havia sido chamado por Mano em 2011.

- Eu penso assim: se estou bem, as oportunidades vão aparecer. É claro que tem jogadores mais jovens chegando. Fabinho (Liverpool), Danilo, que foi para a Copa, Fágner também vem sendo chamado. Muitos deles jogam em clubes maiores, em ligas maiores... É difícil, mas é esperar. Se você está dando seu melhor, as coisas acontecem - declarou.

À época da última convocação, Mariano jogava pelo Sevilla-ESP. Hoje, é atleta do Galatasaray. Mariano diz ter se dado bem - tanto dentro quanto fora dos gramados turcos.

- A princípio, foi difícil convencer a família a vir. A gente gostava muito de Sevilha. Mas graças a Deus deu certo. A adaptação foi boa porque Istambul é uma cidade grande, tem muitos turistas e é bastante aberta. Claro que a cultura é diferente, a religião também, mas a gente respeita, e eles nos respeitam também - afirmou.

Nas quatro linhas, o encaixe também foi rápido.

- Dentro de campo, também consegui me adaptar bem. Conseguimos ser campeões, classificamos para a champions league e fui eleito para a seleção do campeonato - disse o atleta que fez 28 jogos e dois gols na última temporada.

Mariano, com passagens pela liga brasileira, espanhola e francesa, exalta o futebol praticado no país turco e a paixão do torcedor local.

- A rivalidade aqui é muito forte. O campeonato é competitivo. E os turcos são malucos. Apaixonados por futebol. Os clássicos contra o Fenerbahçe e Besiktas são incríveis, são arrepiantes. São lindos de assistir e de jogar - diz.

Nesta terça-feira, Mariano e o Galatasaray estreiam na Liga dos Campeões. Às 16h, a equipe recebe o Lokomotiv Moscou-RUS. O grupo é composto por Porto-POR e Schalke 04-ALE.

- A Champions é uma competição difícil. Começamos amanhã, contra o Lokomotiv, e vamos lutar ao máximo para chegar o mais longe que pudermos. Ficamos satisfeitos com o grupo em que caímos. Acho que todos têm condição de brigar em um nível próximo. Estamos confiantes de fazer uma boa campanha.

Origem pernambucana
Pouca gente sabe, mas Mariano é pernambucano de nascimento. Verdade que passou pouco tempo na cidade natal, a pequena São João (de 22 mil habitantes, a mais de 3h do Recife). Com um ano, a família foi ganhar a vida no sul do país - e Mariano foi junto.

Ainda assim, o jogador mantém relações com o local e com as pessoas da família que vivem no município.

- Tenho familiares lá. Primos, tios. Em 2009, me casei e fui passar lua de mel em Porto de Galinhas. Aproveitei e, a convite de um primo, fui visitar São João. Gosto muito de lá, das pessoas. São as minhas raízes. É um lugar por que tenho bastante carinho - afirmou.

Em relação aos times pernambucanos, Mariano também tem relações familiares.

- Eu procuro acompanhar o futebol brasileiro e claro que conheço bem os times de Pernambuco. Meu pai é torcedor do Santa Cruz, tenho primos que torcem para o Sport, então quando posso, acompanho. Aqui na Turquia não é tão fácil, até pelo fuso-horário, mas torço muito para que os clubes do Nordeste, em especial de Pernambuco, se fortaleçam. Os que estão na Série A fiquem e os demais que cheguem lá.

Fonte: GloboEsporte