Élton: peça de raridade

Com centroavante Élton, Ceará garante gols para 2018, função problemática em muitos clubes da Série A
elton 291217O atacante baiano de 32 anos marcou 9 gols na campanha vitoriosa do Brasileiro, sendo essencial para o acesso à elite nacional como artilheiro da equipe alvinegra e será peça importante da disputa da Série A do Brasileiro ( Foto: JL Rosa )

 

A cada fim de temporada a busca por um goleador - o chamado camisa 9 - se intensifica, pela valorização deste tipo de jogador no mercado nacional. E o Ceará tratou de garantir o seu, renovando com o centroavante Élton no dia 9 de dezembro. A renovação dele é a garantia de bola na rede, já que o baiano de 32 anos marcou 9 gols na campanha vitoriosa na Série B, sendo essencial para o acesso a elite nacional como artilheiro da equipe alvinegra.

E para o futebol brasileiro, que nos últimos anos parou de produzir grandes centroavantes, ter um jogador que tenha qualidades como 'empurrar' a bola para a rede, senso de colocação e cabeceio, pode ser um diferencial em um ano de Série A.

"A permanência no Ceará era tudo que eu queria, por estar adaptado a cidade e ao clube. O desafio será muito grande e importante. Se Deus quiser, teremos uma temporada espetacular. Espero ajudar com meus gols", disse o atacante.

E analisando alguns rivais do Vovô no Brasileirão de 2018, a maioria deles está no momento com problema na posição ou buscando centroavantes no mercado, em sua maioria veteranos ou estrangeiros.

Escassez

O Corinthians, atual campeão brasileiro, vendeu o seu camisa 9 e artilheiro da Série A com 18 gols, Jô, e contratou Junior Dutra, do Avaí. Cruzeiro e Atlético/MG trocaram de centroavantes, a Raposa tirando Fred do Galo, que por sua vez, acertou com Ricardo Oliveira (ex-Santos).

Já o Vasco, jogou a última Série A sem centroavante fixo, com o argentino Andrés Rios, pelos constantes desfalques do experiente Luiz Fabiano. O São Paulo, já está de olho no mercado após o interesse do River Plate/ARG em Lucas Pratto, mesma situação do Fluminense, que vê Henrique Dourado, artilheiro da Série A ao lado de Jô, ser cobiçado e do Flamengo, que busca fora um centroavante, Jonathan Álvez, já que Guerreiro pode não ter reduzida a pena de 6 meses imposta pela FIFA.

Outros dois, Santos e Grêmio também estão 'orfãos' de seus centroavantes titulares, já que Ricardo Oliveira e Lucas Barrios saíram, ainda sem reposição pela dificuldade do mercado.

Fonte: Diário do Nordeste