Atlético-PR acorda no segundo tempo e vence o Botafogo de virada

Comandado por veteranos, Furacão faz 3 a 2 na estreia do técnico Paulo César Carpegiani. Alvinegro pode despencar na tabela do Brasileiro
alexmineiro220410.jpgAntes do jogo, o clima na Arena da Baixada era de velório. Com bandeiras e faixas pretas, a torcida protestava contra a má campanha do Atlético-PR. Mas o que se viu na noite desta quarta-feira foi uma ressurreição em grande estilo. Depois de tomar dois gols nos primeiros 24 minutos, o time da casa reagiu no segundo tempo e venceu por 3 a 2 o Botafogo, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Na estreia do técnico Paulo César Carpegiani, a virada foi comandada pelos veteranos Paulo Baier e Alex Mineiro, ambos de 35 anos. Com dois gols do meia e um do atacante, o Atlético se aproveitou da expulsão de Fahel aos sete minutos do segundo tempo e garantiu sua segunda vitória na competição, somando sete pontos, e iniciando a preparação para enfrentar o Vitória, em Salvador, neste sábado. O Botafogo, que iniciou a rodada na quinta posição, pode despencar nesta quinta-feira, já que não vence há três partidas e tem oito pontos conquistados. Neste domingo, a equipe recebe o Corinthians no Engenhão.

O primeiro tempo mostrou-se inicialmente desfavorável para o Botafogo, que logo aos três minutos perdeu Túlio Souza. O meia sofreu falta feia de Alan Bahia e precisou deixar o campo por causa de uma queda de mau jeito que lesionou seu ombro esquerdo. Em seguida, o jogador desmaiou quando era atendido no banco de reservas. Mas foi Sandro Silva, seu substituto, quem deu o passe para Herrera abrir o placar, aos 11 minutos. O argentino entrou na área e chutou a bola, que passou por baixo do goleiro Neto e entrou.

A torcida do Atlético-PR, que mesmo antes da partida já protestava contra o time, perdeu de vez a paciência, e o nervosismo foi transmitido aos jogadores. Desorganizado, o time da casa deixava espaços e ao mesmo tempo não mostrava força ofensiva. O técnico Paulo César Carpegiani decidiu fazer sua primeira substituição aos 20 minutos, quando Branquinho entrou no lugar do zagueiro Leandro.

Mas aos 24 minutos o Botafogo ampliou sua vantagem, depois que Edno recebeu a bola e, num trabalho de pivô, tocou para Lucio Flavio, que chutou forte e cruzado, fazendo 2 a 0. Três minutos depois, porém, o Alvinegro relaxou na marcação e apenas assistiu a Paulo Baier receber passe, entrar pelo meio da área e tocar na saída de Jefferson, marcando o primeiro do Furacão.

O Atlético recuperou a motivação, mas o Botafogo manteve o bom volume de jogo e quase conseguiu surpreender o adversário. Após uma jogada de contra-ataque, o Alvinegro teve duas boas chances de balançar a rede aos 38, quando Fahel chutou, frente a frente com o Neto, que fez grande defesa. Na sobra, Herrera cabeceou para fora.

Atlético vira no segundo tempo após expulsão de Fahel

Mas após 15 minutos de intervalo, o Atlético-PR voltou transformado. Disposto a mudar o panorama da partida, o Rubro-Negro partiu para cima do Botafogo e, empurrado por sua torcida, chegou ao empate logo aos três minutos, novamente com Paulo Baier. O camisa 10 cobrou falta no canto direito de Jefferson, que apenas olhou a bola entrar.

A tarefa ficou menos complicada depois que Fahel foi expulso aos sete minutos, após cometer uma falta normal em Maikon Leite e levar o segundo cartão amarelo. O Atlético não demorou muito para fazer valer a vantagem e, com uma grande dose de sorte, virou o placar aos 14 minutos. Alex Mineiro chutou fraco, mas a bola desviou em Fábio Ferreira e enganou Jefferson. O goleiro correu para tentar evitar, mas ela tocou no pé da trave e entrou.

Em desvantagem no placar e com um a menos em campo, o Botafogo não viu outra saída a não ser buscar o ataque. Por isso, o técnico Joel Santana lançou o atacante Caio e o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro (de características ofensivas) para ao menos garantir um ponto. Assim, o Atlético se fechava em seu campo defensivo para explorar os contra-ataques.

Desgastado nos minutos finais, restou ao Botafogo cometer faltas para tentar impedir a progressão do Atlético. E foi assim que o Alvinegro perdeu Wellington, expulso aos 43 minutos, após cometer falta em Chico. Logo em seguida, Wagner Diniz também recebeu o vermelho depois de derrubar Leandro Guerreiro

Fonte: GloboEsporte

The Company has the right to send the User notifications about new products and services, special offers and various events. The User may opt out of receiving notifications by sending a letter to the Company to the e-mail address thinkball@thinkball.com.br with the note “Opt-out of notifications”.