Ceará 0×0 Corinthians – Duelo tático e emoção no Castelão

chicao140510.jpgSe a técnica não foi um primor, o duelo de líderes no Castelão no retorno do Brasileirão 2010 após a Copa do Mundo chamou a atenção pelo duelo tático no primeiro tempo e a disputa mais aberta e eletrizante na segunda etapa após as substituições dos treinadores.

Sem Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho, Mano Menezes apostou na qualidade de Defederico, Bruno César e Danilo na articulação e deixou Iarley como referência na frente. Mas apesar da constante movimentação do trio de meias, o 4-2-3-1 não conseguiu a fluência ofensiva desejada pela lentidão de Danilo e a atuação discretíssima de Defederico, totalmente entregue à boa marcação cearense.

Na frente, Iarley não conseguia trabalhar como pivô e tentou compensar rodando pelo ataque, o que acabou esvaziando a área adversária. Só Bruno César conseguiu criar algumas boas jogadas contando com o apoio de Roberto Carlos pela esquerda. Mais plantado por conta da movimentação de Misael, Alessandro apoiou pouco.

Mesmo sem o zagueiro Anderson e o volante Heleno, suspensos, Estevam Soares manteve a estrutura tática dos tempos de PC Gusmão e soube posicionar sua equipe encaixando a marcação sobre o adversário. para cercar os três meias corintianos, o técnico distribuiu seus volantes por zona: Careca à direita, Michel pelo centro e João Marcos do lado esquerdo. Com isso, Oziel e Ernandes ganharam liberdade para articular com Geraldo e duelar com os laterais adversários. Sem a bola, Mizael ajudava Geraldo no combate aos volantes Ralf e Elias e abria pelos lados para iniciar os contragolpes.

Com os times organizados, mas sentindo a falta de ritmo e os desfalques, os primeiros 45 minutos não agradaram os quase 50 mil presentes – melhor público da competição até agora. Dignos de nota, apenas um bom arremate de Misael no início da partida e uma grande defesa de Diego em chute de Bruno César.

Com as entradas do jovem William Morais e de Tcheco e Souza nas vagas de Defederico, Danilo e Iarley, o Corinthians manteve o sistema de jogo, mas ocupou o campo adversário de forma mais incisiva e teve uma referência no ataque; O Ceará ganhou velocidade nos contragolpes com Tony, ex-Botafogo e Boavista, no lugar de Geraldo, a única substituição de Estevam que também não alterou o 4-3-1-2 “móvel” da equipe mandante.

Nos últimos vinte minutos o jogo ficou franco. Os visitantes assustaram com um perigoso chute de Tcheco que Diego espalmou e tiveram a grande chance em cobrança de falta frontal na entrada da área que Chicão, exímio cobrador, desperdiçou. Mas foi do Ceará a melhor oportunidade e também o mais belo lance da partida: progressão em diagonal de Misael a partir da esquerda e o chute com efeito para defesa portentosa de Júlio César, que lembrou muito a intervenção do holandês Stekelenburg no arremate de Kaká no jogo que decretou a eliminação brasileira no Mundial da África do Sul.

O Ceará manteve o fantástico desempenho de sua defesa – apenas um gol sofrido em oito jogos – e pode alimentar a esperança de se manter na metade de cima da tabela. O time continua organizado e aguerrido e só precisa depender menos de Misael nas ações ofensivas para melhorar a produção do ataque que só marcou sete vezes e prejudica o saldo de gols que não permite que o time nordestino chegue ao topo da tabela.

No Corinthians, Júlio César mostrou que merece respeito na disputa de posição com o paraguaio Bobadilla e Bruno César comandou o meio-campo mantendo o ritmo de antes da paralisação do campeonato. Mesmo se perder a liderança para o Fluminense em caso de vitória tricolor sobre o Prudente, o time de Mano Menezes tem força para continuar brigando na frente com a volta dos titulares.

Fonte: GloboEsporte

The Company has the right to send the User notifications about new products and services, special offers and various events. The User may opt out of receiving notifications by sending a letter to the Company to the e-mail address thinkball@thinkball.com.br with the note “Opt-out of notifications”.