A Ponte Preta perdeu por 1 a 0 para o Paraná nesta sábado, em Curitiba, e não tem mais chances de conseguir o acesso para a Série A do próximo ano. A equipe de Campinas soma 54 pontos, na sétima posição. Faltam duas rodadas para o término da competição, e a distância para o quarto colocado, o Barueri, é de seis pontos. Já os paranaenses, que fizeram o gol da vitória aos 43 minutos do segundo tempo, com Éder, foram aos 46 pontos, na 11ª posição, e afastaram de vez o fantasma do rebaixamento.
Os paranaenses tentavam manter o embalo depois de terem vencido o Gama fora de casa, enquanto a equipe paulista vinha de duas vitórias pelo placar mínimo sobre Juventude e Bahia, e queria um terceiro triunfo para continuar sonhando com a Série A.
O jogo
O Paraná teve a primeira chance com Giuliano batendo muito perto da trave esquerda do goleiro Aranha. Depois de uma pressão inicial dos anfitriões, a Ponte chegou aos 11, com Neto Baiano cabeceando para fora um cruzamento de Leandrinho.
Dez minutos depois, foi a vez do zagueiro pontepretano Marinho completar de cabeça cruzamento de Renato, mas a bola também foi para fora. Antes do Paraná conseguir atacar novamente, Leandrinho fez jogada individual, mas pegou mal na bola na hora da conclusão.
Aos 27, Ricardinho bateu cruzado, a bola passou toda extensão da zaga paulista e por pouco Rodrigo Pimpão não conseguiu desviar de carrinho para o gol. A Ponte passou a se impor mais. Leandrinho cruzou, André bateu de primeira e exigiu boa defesa de Mauro.
"O time está bem. Não vamos dar chance para o Paraná, não. Temos que matar o jogo porque eles são perigosos nos contra-ataques", disse o meia Renato, em entrevista à Rádio Bandeirantes de Campinas, no intervalo.
No segundo tempo, o técnico Vagner Benazzi colocou Danielo Neco logo no início no lugar de André. Aos 18, a aposta do comandante da Ponte recebeu na direita e bateu para a defesa de Mauro. Pouco depois, Renato bateu falta por cima do gol.
O Paraná jogava mal, mas quase marcou em cabeçada contra o próprio gol de Marinho. Benazzi tentou mudar o panorama do jogo pela última vez, colocando Fabinho no lugar de Renato.
Aos 37, quem quase marcou foi Paraná, quando Aranha saiu mal do gol e por pouco Éder não alcançou a bola. No final, o jogo ficou dramático, e quem marcou foi a equipe da casa, com Éder, que ganhou de Marinho na entrada da área e bateu no canto de Aranha.
Na próxima rodada, a Ponte joga com o ABC fora de casa, no sábado. Já o Paraná recebe o CRB na terça-feira de noite.
Paraná
Mauro; Murilo, Fabrício, Daniel Marques e Rogerinho; Agenor, Vagner, Kleber e Giuliano; Ricardinho e Rodrigo Pimpão (Éder).
Técnico: Paulo Comelli.
Ponte Preta
Aranha; Eduardo Arroz, Bonfim, Marinho e Vicente; Deda, Ricardo Conceição, André (Danilo Neco) e Renato (Fabinho); Leandrinho e Neto Baiano (Marcelo Soares).
Técnico: Vágner Benazzi.
Local: Estádio Durival de Brito, em Curitiba - PR
Data: 14/11/2008
Árbitro: Célio Amorim - SC
Cartões amarelos: Neto Baiano, Marinho e Rodrigo Arroz (Po); Vagner (Pa)
Gol: Éder (Pa), aos 43 minutos do segundo tempo
Fonte: Do UOL Esporte

wmi9