Lateral-esquerdo do Rubro-Negro faz a melhor temporada da carreira em número de jogos
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
A chegada de Thiago Carpini ao Vitória, em maio deste ano, provocou uma série de mudanças no time. Uma delas foi na lateral esquerda, com Lucas Esteves aproveitando as ausências de PK para se firmar na lateral esquerda. Como resultado, Esteves faz a temporada com maior número de partidas e participações diretas em gols na carreira.
Lucas Esteves tem 43 jogos disputados com a camisa rubro-negra desde a sua contratação, em janeiro deste ano, e já superou por muito as 32 partidas de 2022, em ano que atuou pelo Colorado Rapids, dos Estados Unidos.
O aproveitamento do lateral-esquerdo com a camisa do Vitória é de 16 resultados positivos, oito empates e 19 derrotas, com dois gols marcados e duas assistências. As quatro participações para bolas nas redes também são um recorde em sua trajetória e superam as duas assistências pelo Atlético-GO, no ano passado.
- Eu acredito que vivo um dos momentos mais positivos da minha carreira, sim. Apesar de jovem, sou um cara que já passou por muitas coisas no futebol e, hoje, me considero um cara maduro, tanto dentro como fora de campo - disse Lucas Esteves.
"Mas é bom deixar claro que o mais importante é o aspecto coletivo e a gente precisa continuar a melhorar para conseguir o nosso objetivo, que é permanecer na série A".
Mudança de status com Carpini
A consolidação como titular difere do início desta temporada, quando Lucas Esteves era reserva do time ainda comandado por Léo Condé. A preferência do treinador era outro atleta da posição também contratado neste ano: Patric Calmon, o PK.
Com Condé no comando do Vitória em 2024, PK foi titular em todas as 17 partidas que esteve em campo, enquanto Lucas Esteves figurou no 11 inicial vermelho e preto em dez dos 20 jogos disputados.
- Quando eu cheguei ao clube, o professor Condé tinha acabado de ser campeão da Série B e o elenco já estava formado. Aos poucos e com muito respeito, fui trabalhando e demonstrando no dia a dia que eu poderia conquistar o meu espaço - iniciou Lucas Esteves.
Depois da chegada do técnico Thiago Carpini, Lucas Esteves passou a receber mais oportunidades e soma 21 partidas de titular das 23 disputadas desde então, enquanto Patric Calmon esteve no 11 inicial do Leão em apenas seis ocasiões.
- Quando o professor Carpini chegou ao Vitória, eu já estava bem adaptado e ele me passou confiança e me deu uma sequência de jogos. Com isso, consegui desempenhar bem e as coisas foram acontecendo de forma positiva - complementou Esteves.
Expulsão e problemas físicos
Vale ressaltar, entretanto, que dois fatores foram fundamentais para a mudança de cenário para Lucas Esteves. Uma delas foi a expulsão de PK na derrota para o Atlético-GO, por 2 a 0, no Barradão, pela sétima rodada do Brasileirão. À época, o Leão fazia a segunda partida sob comando de Thiago Carpini.
Reserva imediato, Lucas Esteves assumiu a condição de titular e seguiu no time mesmo quando PK voltou a ficar à disposição após cumprir suspensão. Além disso, Patric Calmon passou por problemas físicos. Inicialmente, foi um dos jogadores do Vitória a contrair catapora. Atualmente, ele se recupera de pubalgia e não entra em campo há mais de dois meses.
PK foi titular pelo Vitória pela última vez no triunfo sobre o Cuiabá, válido pela 21ª rodada, em partida que Lucas Esteves cumpriu suspensão. Aquele foi o único jogo em que o ex-titular da lateral esquerda ganhou minutos pelo time no returno da Série A.
Neste sábado, na partida contra o Bragantino, o cenário deve se repetir, uma vez que PK segue em recuperação de problema física e Lucas Esteves tem treinado normalmente com o elenco rubro-negro. O jogo contra o Braga está marcado para as 16h (horário de Brasília).
- Contra o Bragantino será mais uma batalha dura e a gente sabe que o time deles tem muita qualidade, mas temos que tentar impor o nosso ritmo de jogo desde o começo para conquistar essa vitória, que é fundamental para as nossas pretensões no campeonato - finalizou Lucas Esteves.
O Vitória tem 29 pontos e está na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento. Se bater o time paulista, que tem 34 pontos e está na 13ª posição, o Rubro-Negro encurta a distância entre as duas equipes para dois pontos.
Fonte: GloboEsporte