Mensagem sem resposta e premonição: Adryan e Mariano relatam últimos contatos com Emiliano Sala

mariano 050418Esporte Espetacular mostra o drama do desaparecimento do jogador argentino

O desaparecimento de Emiliano Sala em um voo privado de Nantes para Cardiff - o jogador havia trocado o clube francês pelo País de Galês - ainda não tem respostas. Tampouco sinais do que aconteceu, inclusive as autoridades anunciaram o fim as buscas em menos de uma semana causando surpresa e revolta em amigos e familiares. Dois brasileiros viveram momentos importantes ao lado do argentino, jogaram juntos, compartilharam mensagens e lembranças. Depois do ocorrido, parecem incrédulos. Ficou a saudade. Ex-Fla e Flu, respectivamente, Adryan e Mariano relatam com era a convivência com o atacante.

O meia Adryan, hoje no Syon, jogou com Emiliano Sala no Nantes. Ele disse que mandou uma mensagem em uma rede social para o atacante com o objetivo de dar os parabéns pela transferência para o Cardiff. A resposta, porém, jamais chegou. Está no vazio que ainda se encontra os últimos momentos de Emiliano.

- Desde que eu saí do Nantes a gente sempre têm se falado, não vou falar que é a maior frequência do mundo, mas eu sempre escrevo para ele, ele escreve para mim. A gente pergunta como a gente está, e isso aí acabou pegando a gente de surpresa. Um dia antes eu tinha acabado de mandar mensagem dando os parabéns para ele e aconteceu o que ninguém sabe ainda - disse Adryan.

Voos comuns

Adryan relata também que é comum na Europa, principalmente em pequenos deslocamentos, o voo fretado ou em avião particular. O jogador não levanta hipóteses, mas lembra que o tempo na Inglaterra não ajuda muito para esse tipo de viagem:

- Quando o clube contrata alguém aqui fora sendo uma viagem próxima, de duas, uma hora e meia, sempre tem um avião privado no meio da transferência. Para agilizar as coisas, o tempo é curto, a janela fecha rápido. Creio que deve ter sido isso, pela pressa e o Cardiff querer ele no treino. Os aviões que eu já voei e que vejo não são aviões de hélice como esse. Esse era um avião de hélice, não um avião de turbina. Geralmente as viagens para a Inglaterra são um pouco turbulentas, tem que atravessar o mar, o tempo na Inglaterra não ajuda. Enfim, não estou falando que nunca tenha acontecido, mas não é normal um voo com hélice assim. Ainda mais pelo porte da transferência que foi.

Sobre a personalidade de Emiliano Sala, Adryan relata ser um cara do bem, que jamais levou qualquer tipo de problema para o elenco. Além de ser uma pessoa humilde, batalhadora e sem preocupação com bens materiais:

- Ele como pessoa nunca deu trabalho para ninguém. Era uma pessoa muito simples e muito importante, tinha um papel muito importante no time. O time realmente precisava dele, era um atacante de presença de área. Não era muito técnico, mas ele dava o jeito dele, sabe? Sempre estava dentro da área, sempre se apresentava para jogar. Não se escondia do jogo, estava sempre no lugar certo e na hora certa. Nunca deu trabalho para ninguém, nunca foi ligado com bens materiais, uma pessoa supersimples e receptiva. Você podia falar com ele a hora que fosse que ele te atendia. Era muito brincalhão também, uma pessoa bem simples.

Da Turquia, onde defende o Galatasary, o lateral-direito Mariano tem dificuldades para acreditar e assimilar o que aconteceu com seu ex-companheiro de Bordeaux. O ex-jogador do Fluminense conta que estava feliz pelo amigo que acabara de fazer uma grande transferência:

- Tinha feito uma transferência. Para a minha surpresa, quando postou a foto se apresentando no outro clube, cheguei até a comentar, a curtir a foto. Falei com meu companheiro de clube, o Fernando, brasileiro, que se tratava de um centroavante que tinha jogado comigo, estava fazendo gol, estava crescendo e tinha acabado de ir para a Inglaterra. O Fernando tinha jogado na Inglaterra. O cara estava bem no Nantes e um dia, dois dias depois recebi essa notícia. Estou bastante triste, acompanhando pela internet, por alguns canais. Então, está sendo uma coisa bem complicada e difícil de entender.

Medo de Voo privado
Em um relato dramático, Mariano conta que precisou fazer um voo semelhante ao de Emiliano Sala. E que sentiu muito medo, mas acabou chegando sem maiores problemas no seu destino final:

Eu tive esse mesmo medo que ele mandou no áudio para um amigo. Quando fui convocado pelo Tite para um jogo contra o Paraguai pelas eliminatórias em Itaquera, na época o Sevilla fretou um avião com o Liverpool jogadores como Coutinho e Firmino do Brasil para Liverpool e depois Sevilha. De Liverpool para Sevilha, fui num avião não do mesmo tamanha. Foi um momento que tive esse medo também. Tive essa felicidade de não passar o que ele passou. Fica um alerta que temos que tomar algumas precauções.

Premonição
Mariano também revela ter ficado impressionado com a "soma" dos fatores antes de Emiliano Sala desaparecer: postagem em redes sociais, áudio enviado para amigos sobre a situação do voo e do avião. Segundo o lateral, o atacante parecia saber o que estava para acontecer:

- Foi difícil porque hoje em dia todo mundo tem esses grupos de Whats App, e num grupo que tenho com amigos em comum na França, me mandaram esse áudio dele. Foi de arrepiar e ao mesmo tempo tive esse sentimento que ele parecia sentir o que iria acontecer. Na foto em que postou na sua rede social, ele colocou uma frase: “La última”, que no caso foi a última foto dele, se despedindo dos companheiros do Nantes. Juntaram essas duas coisas. A foto com o áudio dele falando que o avião estava se partindo. “Se em uma hora e meia não tiverem nenhuma notícia minha, se vierem me procurar, não vão me achar”. E realmente aconteceu.

Cemitério de aviões
Um dos maiores especialistas em aviação no Brasil, além de vários livros publicados sobre o assunto, inclusive com acidentes, Ivan Sant'Anna relata que a área em que o avião desapareceu é um cemitério de aviões. Por vários fatores, entre eles as condições climáticas do local:

- Tudo indica, na minha opinião, que foi erro humano. Porque aquele avião é o único monomotor particular pressurizado. Ou seja, se ele é um avião pressurizado ele podia ter subido em cima da camada. Ele estava voando muito baixo, se eu não me engano a 2,5 mil pés. Ou seja, a 800, 700 metros. Monomotor não deve voar durante a noite, na chuva, na tempestade. Aquela região é uma região de muita turbulência, muita tempestade. Me lembro que peguei uma tempestade lá em dezembro de 1952, a primeira tempestade que peguei lá. Voando de Bordeuax para Londres. Tinha 12 anos. É um cemitério de aviões.

Ainda de acordo com Ivan Sant'Anna, é preciso esgotar as buscas pelo avião para tentar entender o que aconteceu e evitar mais acidentes e casos como este:

- Tem que saber porque aconteceu, afinal de contas a investigação existe para prevenir outros acidentes. Então, o importante de achar o avião é achar em que atitude ele bateu.

Assista ao video clicando AQUI