Zagueiro é o jogador que mais vestiu a camisa do clube na temporada; vitória sobre o gigante turco classificou a equipe para a semifinal depois de 49 anos
Foto: Divulgação/Göztepe
A noite da última quinta-feira (3) foi histórica para o brasileiro Héliton e para o Göztepe. Pelas quartas de final da Copa da Turquia, a equipe superou o Besiktas, atual campeão, por 3 a 1, fora de casa, em Istambul, e avançou às semifinais da competição depois de 49 anos.
A vitória diante do gigante turco veio de virada. Aos 30 minutos de bola rolando, os donos da casa abriram o placar, mas se viram com um jogador a menos seis minutos mais tarde. Aos 38, o empate, e, na reta final do confronto, aos 34 e 36 do segundo tempo, o Göztepe definiu o placar. Titular absoluto da equipe, o zagueiro brasileiro enalteceu o resultado e a atuação.
"Fizemos um grande jogo contra uma potência do futebol da Turquia, um grande clube com um grande elenco. Soubemos entender o jogo, as dificuldades, e supera-las com estratégia ao longo do jogo. Ficou muito feliz com o meu desempenho e dos meus companheiros nesse resultado histórico para nós e para o clube. Uma semifinal depois de quase 50 anos", disse o jogador de 29 anos.
Peça fundamental da espinha dorsal do time, o defensor de 1,95 m de altura, esteve em campo em 32 dos 33 compromissos do Göztepe na temporada, titular em 31 deles. Na Copa, por exemplo, o clube disputou cinco jogos, com cinco vitórias e só um gol sofrido. Jogador mais assíduo do plantel em 2024/25, Héliton vê seu futebol evoluir a cada temporada e seu nome se consolidar no cenário europeu.
"Fico extremamente feliz em poder ser parte importante deste elenco e me estabilizar cada vez mais na Europa com bons números e boas atuações. Não é fácil jogar na Turquia, uma liga forte e importante no cenário europeu. A gente subiu da segunda divisão e estamos fazendo uma temporada muito boa, brigando forte por copas europeias na Super Liga e na semifinal da Copa. Vamos conquistar coisas grandes para o clube, se Deus quiser".
O próximo adversário de Héliton na Copa da Turquia será o Trabzonspor (os clubes se enfrentaram duas vezes na liga, com vantagem para o Göztepe: uma vitória em casa e um empate fora). O brasileiro vai a campo na próxima segunda (07) encarar o Gaziantep, pela 30ª rodada do Campeonato Turco - a equipe é a atual sétima colocada na tabela.
Rafael Alvarez
Assessoria de Imprensa – Think Ball & Sports Consulting