A base vem forte? Praticamente um terço do elenco do Coritiba para 2024 é cria da casa

Coxa tem entre 28 e 30 jogadores para 2024. Dez deles são 'piás do Couto'. E o retrospecto mostra que eles são fundamentais para o acesso

jean gabr 180923Reformulando o elenco para 2024, o Coritiba, aos poucos, vai mudando a cara do elenco que amargou o rebaixamento nesta temporada. Não tanto por reforços que estão chegando – apenas dois foram confirmados -, mas, principalmente pela saída de peças (já foram mais de dez). E essas mudanças estão abrindo espaço para os ‘piás do Couto’.

Considerando quem chegou, quem vai ficar e quem ainda não foi negociado, o Coxa tem cerca de 28 a 30 jogadores para a próxima temporada. Dez deles são crias das categorias de base e que devem ganhar mais oportunidades sob o comando do técnico Guto Ferreira. E nesta lista não está sendo considerado, por exemplo, o volante Willian Farias, que foi revelado no clube, mas em 2009.

O goleiro Pedro Morisco, os laterais-direitos Natanael e Diogo Batista, os zagueiros Jean Pedroso, Thalisson Gabriel e Thiago Dombroski, o meia Jean Gabriel e os atacantes Kaio César, Lucas Ronier e Ruan Assis são os garotos que, atualmente, fazem parte do elenco principal. E não está descartado que mais jovens sejam aproveitados, especialmente no Campeonato Paranaense.

Alguns serão titulares do Coritiba em 2024
De todos eles, quem terminou 2023 como titular foram Natanael e Thalisson Gabriel, que devem ser mantidos na função. No gol, Pedro Morisco aproveitou a oportunidade nas últimas três rodadas do Brasileirão e mostrou potencial. No entanto, a tendência é que Gabriel, até pela experiência, continue como o dono da posição.

Mais à frente, Kaio ganhou mais chances após a conquista da medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos, mas o trio ofensivo deve ser formado por Robson, Edu e Slimani, o que diminui as chances dos garotos, ao menos entre os 11 iniciais.

Por outro lado, a defesa é quem mais deve ter rotatividade. Com a saída de Henrique e a possível venda de Kuscevic, o mais experiente da zaga é Mauricio Antônio, de 31 anos. Ele jogou apenas três vezes pelo Coritiba, sendo uma como titular. Até por isso, deve brigar por uma posição com a garotada.

Garotos deram respostas em outros tempos
Não é incomum o Coritiba apostar na garotada da base em momentos delicados, como em rebaixamentos anteriores. Em 2007, por exemplo, o Coxa conquistou o acesso – e o título – tendo como sua espinha dorsal o zagueiro Henrique, os meias Pedro Ken e Marlos e o atacante Keirrison.

Em 2010 foi a vez do lateral-esquerdo Dênis, dos zagueiros Luccas Claro e Lucas Mendes, dos volantes Marcos Paulo e Willian Farias e do meia Tiago Real terem oportunidades. Apenas o primeiro foi titular, mas todos, em algum momento, jogaram ao longo daquela Série B.

2019 foi a grande exceção, com nenhum atleta da base firmado entre os titulares. Alguns tiveram mais espaço, como o volante Matheus Bueno, o meia Thiago Lopes e o atacante Igor Jesus, mas sem um espaço cativo. Por fim, em 2021. o lateral-direito Natanael – que segue no clube -, o lateral-esquerdo Guilherme Biro e o atacante Igor Paixão se destacaram e foram fundamentais para o retorno à primeira divisão.

Fonte: bandab.com.br