Após escapar do início da guerra, Iago Siqueira volta à Ucrânia e faz bom jogo em empate com Shakhtar Donetsk

Meio-campista viajaria a Kiev na véspera da invasão russa, em 2022, e burocracia o “salvou” do conflito

Iago siqueira 030823Em julho deste ano, o meia-atacante Iago Siqueira deu um novo passo na carreira que poucos jogadores fariam na atualidade: deixou o Brasil para assinar por três temporadas com o Veres Rivne, da Ucrânia, país em guerra contra a Rússia. Nesta quarta-feira (2), em jogo da segunda rodada do Campeonato Ucraniano, o brasileiro foi a campo e, com boa atuação, ajudou o time a buscar o empate em 1 a 1 diante do tradicional Shakhtar Donetsk.


“O Shakhtar é um clube de muita história, é uma referência da Ucrânia no cenário europeu, já ganhou títulos de expressão. Sabíamos que seria um desafio grande, mas fizemos uma boa partida, pressionamos e merecíamos um resultado melhor. Acho que pude ajudar o time dentro de campo, tanto na parte ofensiva quanto na marcação, agora é evoluirmos mais e mais a cada rodada e buscarmos a vitória”, resumiu.

Em 2022, Iago, então no Alvarenga-POR, chegou a acertar com outra equipe ucraniana, o Inhulets, da segunda divisão. À época, o brasileiro fazia a pré-temporada com o grupo em Antalya, na Turquia, e por conta de problemas burocráticos, teve de retornar a Portugal e não seguiu viagem para Kiev com o restante da delegação. No dia seguinte, 24 de fevereiro, a Rússia invadiu a Ucrânia e deu início à guerra que perdura até hoje.

“Ano passado, senti como se eu tivesse feito a minha parte e algo me impediu de seguir em frente, que foi o início da guerra. Mas tudo tem seu tempo. Agora, pude retornar para a Ucrânia para jogar a primeira divisão de uma liga na Europa, uma grande oportunidade para mim, e estou feliz, dando o meu melhor aqui. Claro que, por outro lado, a gente fica chateado pela situação da guerra, é lamentável, algo que não deveria existir, mas temos que seguir a vida”, contou Iago.

“Na nossa estreia (derrota para o Polissya, por 2 a 0, fora de casa), o jogo foi interrompido no segundo tempo por conta de um bombardeio em uma área militar. Tocou uma sirene e tem um toque de recolher na cidade, então imediatamente fomos todos para o vestiário. Mas a região em que estou, comparada a outras do país, está relativamente tranquila. Estou cada vez mais adaptado, me sinto seguro aqui na cidade e o clube nos dá todo o apoio”, completou.

Iago e o Veres Rivne voltam a campo no próximo dia 12 de agosto para visitar o Kolos Kovalivka, pela terceira rodada da liga ucraniana.

Carreira:
Com o início de carreira nas categorias de base do Corinthians, o meia Iago Siqueira vestiu a camisa do Timão entre 2013 e 2016, antes de concluir a formação no União Mogi-SP (2016) e Guarulhos-SP (2017-2019). Em 2019, chegou em Portugal pelo tradicional União Leiria e, em seguida, defendeu Oleiros (2019/20), Sertanense (2020/21) e Alvarenga (2021/22), até voltar ao Brasil e vestir a camisa do Flamengo-SP, onde disputava a atual edição da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.


Rafael Alvarez
Assessoria de Imprensa – Think Ball & Sports Consulting