Patrick, do Inter, explica comemoração com referência ao filme Pantera Negra

patrick 230518Comemoração com braços cruzados tem sido utilizada por esportistas do mundo todo, mas no caso do volante surgiu de brincadeira dele com o bigode e dos torcedores na internet

Patrick marcou de cabeça o terceiro gol da vitória do Inter por 3 a 0 sobre a Chapecoense, na noite de segunda-feira, e repetiu a brincadeira com o bigode na comemoração. Os braços cruzados, porém, fizeram a torcida lembrar um gesto que tem contagiado esportistas do mundo todo, entre eles Paul Pogba, meio-campista do Manchester United, e Victor Oladipo, do Indiana Pacers, da NBA. E que acabou adotado também pelo volante colorado.

O meio-campista postou em suas redes sociais a imagem da celebração com a hashtag #WakandaForever, que faz referência ao filme Pantera Negra. Na história, adaptada dos quadrinhos, Wakanda é um reino fictício onde vive o príncipe T’Challa, personagem principal de uma obra que tem a maioria dos atores negros e que fez sucesso por disseminar a cultura africana.

– A comemoração começou como uma brincadeira com o meu bigode. Mas teve um jogo que fizeram uma montagem e me chamaram de Pantera Negra. Eu gostei e quero continuar comemorando assim. Passei a usar a #WakandaForever para brincar com o público, que bolou esse apelido fazendo referência ao filme e à história. Quando comemorei assim pela primeira vez, a torcida juntou tudo. Eu achei legal. Então, agora fica a comemoração para os dois: para o bigode e para o Pantera Negra – esclarece Patrick, por meio de sua assessoria de imprensa.

Diante da Chape, Patrick repetiu o movimento dos habitantes do povo de Wakanda, ao cruzar os braços em X. Antes dele, Paul Pogba e Jesse Lingard, do Manchester United, fizeram a mesma comemoração em gols marcados pelo time inglês. No basquete, Victor Oladipo colocou a máscara do Pantera Negra, recebida das mãos do ator Chadwick Boseman, que dá vida ao personagem, no concurso de enterradas da NBA.

O #WakandaForever se alastrou entre os atletas negros também no tênis, futebol americano, rugby... A americana Sachia Vickery e o francês Gael Monfils celebraram vitórias no tênis com o gesto e reforçaram o significado do filme para suas vidas.


– Eu acho que o filme é ótimo, maravilhoso para a comunidade (negra), significa muito. Não é apenas um sinal. É tudo que está acontecendo e definitivamente um grito de que estou apoiando a comunidade dos Panteras Negras – disse Monfils após derrotar o americano John Isner no Masters 1000 de Indian Wells.

Em "Pantera Negra", T’Challa torna-se rei após a morte do pai e comanda uma nação tecnológica na África. O filme foge à regra dos super-heróis para discutir colonização, exploração e refugiados. O sucesso da obra colocou-a no top 10 de arrecadação de bilheteria na história do cinema, com faturamento de mais de US$ 1,2 bilhão no mundo todo.