Ex-Goiás explica por que italiano sensação da Premier League, e não Jorge Jesus, é o melhor técnico que já teve: 'Te ensina a jogar'

guilherme 080324O que Jorge Jesus, campeão da CONMEBOL Libertadores como técnico do Flamengo e que quebrou o recorde de vitórias seguidas na história do futebol pelo Al Hilal, e Roberto De Zerbi, sensação da Premier League no comando do Brighton, têm em comum? Pouco além de trabalharem como técnico.

Mas, se muitos no "par ou ímpar" escolheriam o Mister para dirigir sua equipe, um brasileiro que teve a possibilidade de atuar com os dois não duvida nem um pouco ao apontar o italiano como o melhor que teve em sua carreira. Trata-se do meia Guilherme, hoje no Changchun Yatai, da China, que deu a declaração em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br.

"Sou muito fã do De Zerbi. Foi o melhor treinador que tive de longe, disparado. Tive excelentes treinadores durante a minha carreira, como Jorge Jesus, mas o De Zerbi é de longe o melhor que tive, porque ele realmente te ensina a jogar”, afirmou.

Natural de Três Rios, no Rio de Janeiro, Guilherme só atuou no Brasil em uma temporada, pelo Goiás, em 2023. Antes disso, o brasileiro já havia passado por times de Portugal, como o Braga, onde conheceu Jorge Jesus, e por clubes de Polônia, Turquia, China e Itália, quando trabalhou por uma temporada com De Zerbi, em 2017/18, pelo Benevento.

"Você acha que sabe muita coisa, mas, quando cai na mão dele [De Zerbi], ele te dá certas ferramentas que você pensa ‘beleza, vou fazer o que esse cara está pedindo para ver se realmente vai dar certo’. Tudo aquilo que ele descreve e te passa acontece durante o jogo. Ele prepara os jogos muito bem. É um apaixonado pelo jogo. É um treinador e um manager muito completo", rasgou elogios.

Assim que deixou o Benevento, De Zerbi assumiu o Sassuolo, em um trabalho que lhe abriu portas do exterior. Passou uma temporada no Shakhtar Donetsk até que, em 2022, foi anunciado como novo comandante do Brighton. Na Inglaterra, passou a angariar fãs, entre eles Pep Guardiola, técnico do Manchester City e seu adversário na partida desta quinta-feira (25), às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Guardiola, para muitos um dos maiores técnicos da história, já colocou De Zerbi como um dos mais influentes dos últimos 20 anos, afirmação de qual Guilherme não discorda. Inclusive, o brasileiro disse que recebe mensagens de amigos treinadores querendo saber o método de ensino de De Zerbi, mas que é impossível explicar a distância.

"Um amigo me ligou pedindo para falar como era o dia a dia com ele. Eu disse que por telefone não conseguiria explicar o que é o De Zerbi. 'Preciso estar num quadro para te mostrar como funciona, quais são as ideias que passam pela cabeça dele'. Cada jogo é uma estratégia. Ele prepara o jogo muito bem", comentou.

"Outra virtude é fazer que os jogadores acreditem no processo dele. O atleta entra no jogo e parece que está escutando a voz dele falando para você. No subconsciente, você só executa. É um treinador muito diferente e tenho certeza que nos próximos anos estará numa equipe top", disse Guilherme, que também dividiu uma história que teve com De Zerbi.

"Minha esposa estava grávida e fui jogar na Itália, no time que ele treinava. Assim que cheguei, meu telefone tocou e ele me chamou para descer na recepção. Ele disse: ‘Sei que está preocupado porque sua esposa está grávida, mas quero que você fique tranquilo. Se pedi para você vir para cá é porque confio em você. Se seu filho precisar de leite 3 horas da manhã, eu levo'. Então são essas histórias que deixam o jogador com aquela chama, né?", contou Guilherme.

De Zerbi tenta levar o Brighton a voos maiores na Premier League. No entanto, a parada, pelo menos na rodada, será das mais difíceis diante do Manchester City.

Fonte: ESPN